segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Vida pós-morte, reencarnação, ressurreição

O homem está habituado com o material. Por esse motivo só cultiva conhecimento e cultura do seu passado recente.

A questão da vida após a morte é um assunto complicado de se falar.

Vamos começar pela bíblia. Nunca li a bíblia, à não ser algumas partes pequenas, por um simples motivo...

A bíblia é um livro muito grande e muito difícil de ser entendido, gerando várias interpretações e enganos. Como falei, o homem está habituado a materializar as coisas. As pessoas que vivem nos tempos atuais se acomodam no tempo com o pensamento focado em seguir a bíblia ao pé da letra e só pensar em Jesus.

Desde muito tempo atrás, o conhecimento do destino pós-morte do ser humano foi difundido e manipulado. As altas classes religiosas ensinavam esse assunto no intuito de moldar a população a sua vontade própria.
E também a muito tempo as pessoas esclarecidas que sabiam das verdades da vida foram caçadas e silenciadas, hoje nos tempos atuais essas pessoas são excluídas da sociedade, ou sua voz não é ouvida.

Ressurreição é a volta do espírito ao mesmo corpo, a reencarnação significa o retorno do espírito a um novo corpo, sucessivamente, até alcançar a evolução.


A ressurreição, se tratando de uma crença católica, cristã e de diversas religiões, é difícil de se aprofundar por que abrange concepções diferentes do que é realmente, ou seja, muitas pessoas acreditam, ou aprenderam, de forma diferente o destino pós-morte do homem.

Vou dar um exemplo do que as pessoas pensam sobre isso, e muitas vezes seguem determinada religião e nem sabem o que pensar sobre isso.

· As pessoas morrem e vão direto para o inferno ou para o céu.

· As pessoas morrem e repousam em Deus para no dia do juízo final acordarem.

· As pessoas morrem e em determinada época voltarão a carne (ressureiçao dos mortos).

São várias concepções. Assim como várias religiões.

Não vejo lógica nessas concepções. Mas não é por lógica que sou movido.

Pensem... O ser humano já sumiu do planeta algumas vezes. Na pré-história, na grande enchente (segundo a bíblia). Quando se morre o espírito não permanece na carne, não repousa até o juízo final e não espera por voltar a seu corpo futuramente.

Nosso espírito se desprega do material e conhece um novo plano existencial, o plano espiritual. Algumas pessoas sofrem após a morte por algo que passou em sua vida material, mas quando entendem e recebem o auxilio de outros que já estão lá, começam a conhecer o que é Deus de verdade e como é a vida.

A reencarnação

O homem ainda não aprendeu que a verdade é a coisa mais importante que existe. Viver de verdade, arte verdadeira, sentimento verdadeiro, etc...

Para buscar a verdade, é preciso resgatar o sentimento primordial desta verdade. Imagine as primeiras musicas do mundo. Primeiro batuques, sons corporais e expressões vocais. Depois no Egito e antes disso, a música com o sentimento verdadeiro.

Assim deve ser na vida, devemos buscar o sentido primordial, que no caso é a criação de Deus e todos seus sentimentos verdadeiros de positividade, luz e onipotência.

Se tratando de conhecimento devemos buscar os registros mais antigos possíveis, pois neles repousam a sabedoria verdadeira, de pessoas que possuíam a verdade da vida.

Existem registros sobre reencarnação a mais de 5.000 anos e talvez mais ainda. Não só por isso devemos aceita-la ou pelo menos compreende-la, devemos abrir nossa consciência para o que nos cerca e assim ver as verdades fluírem como sussurros.
O plano material é uma passageira jornada de aprendizado, só os que alcançam a consciência divina gozam da eternidade no plano espiritual. A maioria dos homens precisa reencarnar diversas vezes para conseguir aprender sua lição de vida, muitas vezes lições ainda não aprendidas em vidas passadas. A matéria de nada importa, somos Espírito, muitos não gostam dessa idéia, e insistem em crer que algum dia retornaremos ao mesmo corpo, isso não é possível, pois a matéria se decompõe e vira nutrientes para outras formas de vida. A vida que aqui está, aqui fica e circula pelos ciclos materiais, só o espírito permanece, ele que é único e semelhança de Deus.


Abaixo vou citar alguns trechos da bíblia sobre reencarnação, os comentários não são de minha autoria, exceto algumas coisas.


João Batista, a reencarnação de Elias

"Os discípulos lhe perguntaram: "Por que dizem os escribas, que Elias deve vir antes?" Respondeu-lhes: "Elias há de vir para restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram.Do mesmo modo, também o filho do homem está para sofrer da parte deles. Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes tinha falado a respeito de João Batista".

"E, se quiserdes compreendê-los, João é o Elias que estava para vir. Quem tem ouvidos, que escute bem".

Essas palavras são mais que esclarecedoras.

Sob a óptica cristã, analisada as ocorrências, a reencarnação não somente está mencionada nos textos bíblicos, como também plenamente aceita pelos judeus e primeiros cristãos, daí a faculdade e crença que espíritos desencarnados podiam também desencadear certos fenômenos de manifestações, positivas ou negativas, diretas ou indiretas, bastando para tanto apenas um veículo intermediário racional entre os mundos físico e extra-físico.
"Palingenesia" é a palavra grega para reencarnação em português, e ela consta de alguns textos bíblicos no antigo e novo testamento, embora sempre posta nas traduções ou versões, como recriação ou regeneração.

"[Tito 3:3] Porque também nós éramos outrora
insensatos, desobedientes, extraviados, servindo
a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e
inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros.
[Tito 3:4] Mas quando apareceu a bondade de Deus,
nosso Salvador e o seu amor para com os homens,
[Tito 3:5] não em virtude de obras de justiça
que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua
misericórdia, nos salvou mediante o lavar da
regeneração e renovação pelo Espírito Santo,"


Deve-se atentar que os cristãos não reencarnacionistas não admitem a pré-existência da alma, ou seja, acreditam que a alma é criada no exato momento da concepção. Jeremias 1:5, no entanto, diz textualmente ser conhecido antes mesmo do ato da sua fecundação, o que só pode significar pluralidade de vidas. "[Jeremias 1:5] Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta."

Reencarnação é uma palavra moderna, do século XIX, portanto não poderia figurar como tal nas páginas da Bíblia, e Jesus não a disse mesmo em momento algum. O que Jesus pronunciou foi renascimento, ser gerado de novo, exatamente com o mesmo significado de reencarnação, ou seja, nascer novamente.

[João 3:7] Não te maravilhes de te ter dito:
Necessário vos é nascer de novo.

Nenhum comentário: